segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sente o cheiro da flor

Um dia vais sentir o cheiro da flor que já lá esteve mas não está mais. Vais sentir o seu cheiro por mais que ela já tenha secado e já não tenha vida, ainda a vais sentir presente como na altura em que estava no auge da sua vitalidade, a altura em que tinha ainda tudo para dar... Sabes? Essa altura é agora! É agora o auge da tua vida, o auge dos teus sentimentos, o momento de amar de verdade. É hoje o momento de valorizar o amor que sentes, é hoje a oportunidade que tens de demonstrar tudo o que tens para oferecer à pessoa que te faz feliz, para te dedicar ao que te faz sentir vivo, é hoje que tens tempo para entender o que é importante e deixar as banalidades... porque um dia não haverá mais tempo, um dia não haverá mais nada.
É precisamente quando nos apercebemos da efemeridade da vida que lhe começamos a dar valor, que começamos a sentir cada gesto com a intensidade que merece, cada olhar com a serenidade que o caracteriza e cada conversa com o agrado que lhe deve corresponder. É nesta altura que deves entender quem são as pessoas de quem te queres rodear, as energias de que te queres alimentar e os ensinamentos de que queres viver. É agora que deves valorizar a pessoa que está ao teu lado sem esperar nada mais que amor em troca, a pessoa que te respeita e te faz sentir bem, a pessoa que te faz sorrir todos os dias por saberes que tens um porto de abrigo, a pessoa com a qual o tempo não passa de um método de contagem como qualquer outro  porque no fundo sabes que é com ela que te imaginas no próximo segundo, minuto, hora e semana e sabes que é ela que te vai fazer feliz e te amar no próximo ano, na próxima década e em todas as tuas conquistas e marcos importantes. Se tens uma pessoa dessas, estima, estima porque é agora que a vida te está a dar energia, vitalidade e alegria para o fazeres. Valoriza quem te trata como se não existisse nada mais precioso porque se pensares bem a pessoa está a valorizar-te precisamente no mesmo tempo e enquanto a vida lhe proporciona toda a boa energia ela escolhe dedicar-se a ti enquanto a flor cresce saudável.
Aproveita para sentir e saborear o cheiro da flor enquanto ela está tão viva, se cuidares dela a cada dia o seu perfume será sempre uma verdade e não virará nunca uma recordação.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Quando estiveres em baixo

Se te sentires mais em baixo, seja qual for o motivo, o mais plausível ou o mais idiota do mundo, acredita. Sim, acredita que as coisas mudam, que a vida dá voltas e por mais clichê que isto possa parecer, não há nada mais verdadeiro. A vida dá voltas gigantes que nos fazem de repente ficar virados para um panorama trágico ou para uma paisagem fantástica, mas isso em parte depende também de cada um de nós. Cultiva positividade e vais ver que só poderão crescer alegria e sentimentos positivos... Afinal se plantares morangos nunca te irão nascer daí batatas, entendes?
O primeiro passo para se ser feliz é desejar a felicidade dos outros, ela volta para ti um dia, pode demorar o seu tempo, mas volta e com uma força imensa, inexplicável ou talvez explicável apenas pelo poder das boas energias.
Levanta a cabeça e sorri, mesmo que não te apeteça sorri porque isso vai transmitir-te uma sensação de paz, de harmonia, um bem estar que vicia e do qual não te vais querer desapegar nunca.
Aceita a vida que tens e valoriza o que está bem, tenta apenas mudar o que está mal ou não lhe dar tanta importância. Aposto que estás a valorizar um aspecto negativo do teu dia quando tens um episódio engraçado e que poderia virar uma recordação fantástica se lhe estivesses a dar o devido valor em vez de lhe sobrepores coisas más. Mostra ao teu espírito que há muitos motivos para sorrires e inspira-te nas coisas boas, nas pessoas agradáveis e na alimentação saudável da tua alma! Foca-te no que te faz bem.

Oração escutista

Oração que escrevi para a minha equipa escutista no último acampamento em que participámos...
Senhor, estamos gratos. Estamos gratos por este acampamento que nos proporcionaste cheio de bons momentos, estamos gratos por estares sempre em cada um de nós e nos acompanhares em cada passo que damos e estamos neste momento sobretudo gratos pela união que tornaste possível nesta equipa que com pessoas de personalidades diferentes e formas diferentes de agir resultou tão bem ao longo deste ano escutista. Sim senhor, é certamente obra tua esta cumplicidade e força sem igual. Todos temos problemas e momentos em que parece que a vida não nos sorri mas tu ajudas sempre, estás sempre lá de mão estendida para nos amparar, como equipa nas nossas divergências e complicações e também como pessoas que te amam mesmo que nem sempre nos lembremos disso ao longo do dia. É por isso de extrema importância que paremos um pouco para te agradecer e olhar para ti com outros olhos, os olhos do coração, os olhos da alma onde estás sempre guardado por mais que por vezes nos sintamos sozinhos. Tu trazes o sentido à nossa vida, és verdadeiramente quem nos faz ver a luz do mundo quando tudo parece emergir nas trevas.
Este acagrup foi a prova viva da tua obra e do bem que nos fazes, trouxeste a união quando parecíamos mais distantes, trouxeste a paz quando se iniciava a discórdia e trouxeste alegria sempre. Obrigado mais uma vez por esta equipa incrível que uniste, que os laços que criámos vão para além do escutismo e não acabem nunca.
Juntos conseguimos diminuir o peso de cada cruz que carregam os que sofrem e os espinhos das suas coroas e és tu quem nos dá força.
Estamos gratos senhor.